Infraestrutura de energia & Telecomunicações
A TS Infra fornece sistemas e equipamentos de alto desempenho e qualidade para o mercado ferroviário. Com o emprego de avançadas técnicas de controle e informação, os projetos de eletrificação de transportes urbanos, implantados pela TS Infra, nos mais variados países, resultam em uma operação altamente segura, eficiente e sustentável.
Eletrificação em CA
Sistema de energia em CA monofásica para alimentação de linhas de trem de alta e média velocidade.
Eletrificação em CC
Sistema de energia em CC para alimentação de trens suburbanos, metrôs, monotrilhos e veículos leves sobre trilhos (VLT).
Armazenamento de Energia
Sistema de Telecomunicações de energia tração utilizando baterias LTO SCiBTM.
Referências América do Sul
Sarmiento/Mitre – Buenos Aires
Sistemas de Tração 800 Vcc (405 carros)
Urquiza
Sistemas de Tração 600 Vcc (128 carros)
Subestações de Tração 600 Vcc (03)
Roca
Subestações de Tração 25 kVca (04)
IAFE Caracas
Sistemas de Tração 25 kVca
Inversores Auxiliares
Sistemas de Monitoramento
Ar Condicionado (104 carros)
EFE
Ar Condicionado (60 carros)
Trensurb
Motores de Tração 3 kVcc (100 carros)
Rede de Distribuição 34,5 kV
CBTU/EFS – São Paulo
Motores de Tração 3 kVcc (196/30 carros)
RFFSA/CBTU – Rio de Janeiro
Subestações Retificadoras 3 kVcc (17)
Metrô de Salvador
Sistemas de Tração 3 kVcc
Inversores Auxiliares (24 carros)
Metrô São Paulo – Linha 1
Motores de Tração 750 Vcc (156 carros)
Central
Sistemas de Tração 3 kVcc
Inversores Auxiliares (480 carros)
Sistemas de Monitoramento (400 carros)
Metrô São Paulo – Linha 5
Subestação Primária (01)
Subestações Retificadoras 1,5 kVcc (14)
Subestações Auxiliares (14)
Catenária Rígida (~22 km)
Catenária Convencional (~18 km)
Sistema de Sinalização de Rota de Fuga
Metrô Rio de Janeiro – Linha 4
Subestação Primária GIS (01)
Subestações Auxiliares (14)
Metrô São Paulo – Linha 6
Subestações Primárias (02)
Subestações Retificadoras (09)
Subestações Auxiliares (18)
CPTM – Linha 13
Subestações Retificadoras (03)
Cabine Seccionadora (01)
Sistema de Telecontrole
Rede de Distribuição 34,5 kV
Metrô Rio De Janeiro, Linha 4
Características
Importante obra para a cidade do Rio de Janeiro, a nova linha 4 do Metrô entrou em operação em 2016 e foi concebida para transportar mais de 300 mil pessoas por dia, retirando das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico em cada sentido do eixo Barra da Tijuca-Zona Sul. A linha contará com aproximadamente 16 quilômetros de vias e 6 estações de passageiros.
A TS Infra implantou a Subestação Primária São Conrado e as 12 Subestações Auxiliares responsáveis pelo suprimento de energia à nova linha e aos diversos equipamentos auxiliares, localizados nos Túneis, Estações de Passageiros e Pátio de Manutenção e Manobras.
Destaque para a tecnologia de isolamento a gás (GIS: Gas Insulated Switchgear) da Subestação Primária São Conrado, garantindo economia, segurança e confiabilidade às operações do Metrô.
Características Técnicas | |
---|---|
Quantidade de Estações | 6 |
Velocidade Máxima | 80 km/h |
Headway | 4 min |
Energia Primária | Subestação Isolada a Gás (GIS) 138 kV / 22 kV / 90 MVA |
Energia Auxiliar | 440 / 220 / 127 Vca – Entre 112,5 e 750 kVA por subestação |
Metrô São Paulo, Extensão Linha 5
Características
A extensão ligará o Largo Treze, no bairro de Santo Amaro, à Chácara Klabin, totalizando 19,9 km de extensão, 17 estações e 02 pátios de estacionamento e manutenção.
A TS Infra foi responsável pela implantação de 01 Subestação Primária em Alta Tensão, 14 Subestações Retificadoras de 4 MW, 12 Subestações Auxiliares em Baixa Tensão, 11,5 km de catenárias rígidas de 1500 Vcc, catenárias convencionais, além do Sistema de Sinalização de Rota de Fuga. O escopo da TS Infra abrangeu o desenvolvimento do projeto executivo, fornecimento de equipamentos, montagem eletromecânica, ensaios em fábrica, treinamento, ensaios de comissionamento, sobressalentes e operação assistida.
Com a entrada em operação comercial do trecho Adolfo Pinheiro – Chácara Klabin, a Linha 5-Lilás terá uma demanda estimada de 781.300 passageiros/dia e contará com 34 trens em operação nos horários de pico.
Características Técnicas | |
---|---|
Quantidade de Estações | 11 |
Velocidade Máxima | 80 km/h |
Headway | ~2 min |
Energia Primária | 01 Subestação Isolada a Ar (AIS) 138-88 kV / 22 kV / 100 MVA |
Energia Auxiliar | 12 Subestações Auxiliares 460 / 220 Vca – Entre 2000 e 4000 kVA por subestação |